Vale a pena comprar réplica de cosméticos de marca?

Category: BLOGDiversos Comments: Sem comentários

Vou falar de um tema polêmico e que divide opiniões: maquiagem original X réplica. E o que é a réplica?Nada mais é do que um eufemismo para um produto pirateado. Como acontece com bolsas, perfumes, etc; os cosméticos de marcas famosas também são alvo de falsificação, como por exemplo, a Urban Decay, a Mac (uma das mais falsificadas), a Benefit, entre outras.

Mas qual a vantagem de se adquirir um produto que não tem a mesma qualidade e que inclusive pode fazer até mal à nossa saúde?

Cosméticos falsificados não são fiscalizados ou controlados por autoridades de saúde e órgãos regulamentadores. A análise de produtos falsos apreendidos demostram existência de grandes concentrações de produtos tóxicos, nocivos à saúde na sua composição, como chumbo e cobre em quantidades muito além das permitidas por lei, e até mesmo arsênico, cádmio, mercúrio e muitas vezes bactérias.

réplicas-de-produtos-de-marca

Não tenho nada quem compra réplicas nem contra quem vende, desde que deixe claro que se trata de uma cópia, mas pensa bem: se você chega a pensar em comprar uma imitação de determinada marca é porque admira as características especiais dela, não é? Vou citar como exemplo as sombras da Urban Decay, com suas cores maravilhosas, pigmentação extraordinária e acabamento impecável. Porém, se você compra uma imitação barata não vai ter nenhuma destas qualidades, então de que adianta? A não ser que a intenção seja ter um produto ruim numa embalagem semelhante a original, só pra ostentar mesmo. Enfim, você decide se vale a pena.

naked 3 original e réplica

As marcas de cosméticos reconhecidas são fiscalizadas por órgãos como o FDE e passam por rigorosos testes de qualidade. Caso você venha a sofrer algum tipo de alergia ou intoxicação poderá recorrer ao SAC da marca e, dependendo da gravidade, pode até mover um processo judicial contra ela. Agora, se você tiver uma intoxicação grave com uma réplica vai processar quem?

paleta-naked-basics-original-e-réplica

foto do blog rotina de mulher

Cuidado pra não levar gato por lebre! Quando o vendedor anuncia que é uma réplica, tudo bem, mas tem gente por aí que vende o fake como se fosse original, dai é sacanagem. Preste atenção nas dicas e não se deixe enganar:

  • Observar  bem a embalagem do produto, as informações contidas, o tipo de fonte usado no rótulo e a grafia do nome da marca é muito importante na hora de identificar o produto falso. Para quem nunca viu o produto, antes de comprar entre no site da marca e observe os detalhes das fotos.
  • Cuidado com sites estrangeiros que não sejam o da marca do produto. O ideal mesmo é comprar de vendedores autorizados e licenciados pela marca, informação que pode ser obtida no site da própria marca.
  • Desconfie quando o produto é ofertado a um preço muito abaixo da média, os produtos importados sofrem alta taxas por aqui, dificilmente um produto de preço muito diferente será original.
  • Procure sempre o número correspondente ao “batch code”,  que é um código que nos fornece informações como lote, data e local de fabricação do produto.
  • Verifique se o tipo de produto que você está interessada em comprar realmente existe no site oficial da marca.

 

Eu sou da seguinte opinião: quer ter um produto de marca mas não pode comprar no momento? Pesquise por produtos nacionais similares, vá guardando um dinheirinho e quando der, você adquire o original. Ao comprar uma réplica você estará pagando por uma embalagem igual (muitas vezes nem tanto) ao de uma marca famosa, mas por dentro a qualidade nunca será a mesma.

 

 

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voltar ao topo