Dieta Dukan – A dieta dos famosos

Category: Dieta Comments: 2 comentários

Gente para tudo. Porque está todo mundo fazendo a Dieta Dukan?Parece que esta dieta, que leva o nome de seu criador –  o médico Pierre Dukan, ficou famosa ao ser divulgado que a princesa Kate Meddleton emagreceu com ela ( como se ela precisasse!) e outras personalidades também. Dando uma olhada rápida achei parecida com a dieta da proteína, o que me desestimulou um pouco, acho chato estas dietas que praticamente eliminam os carboidratos do cardápio.

4-fases-dieta-dukan

A dieta é composta por 4 fases: 2 para emagrecer (Ataque e Cruzeiro), e 2 para manter o peso adquirido (Consolidação e Estabilização). na fase Cruzeiro vi que os carboidratos voltam aos poucos para o cardápio, o que me animou um tantinho.

CARDÁPIO FASE ATAQUE:

F

Opção 1

Opção 2

Opção 3

Café da manhã

1 pote de iogurte natural 0% de gordura + 1 xíc. de chá verde com canela e gengibre 2 fatias de queijo branco 0% gordura + omelete (1 gema e 2 claras) + 1 xíc. (chá) de café com leite desnatado 3 fatias de presunto magro + 1 taça de gelatina diet + 1 xíc. (chá) de leite desnatado batido com 1 ½ col. (sopa) de farelo de aveia
Lanche da manhã 2 fatias de queijo branco 0% gordura 3 fatias de peito de peru light (ou blanquet de peru) 2 enroladinhos (2 fatias de presunto magro enroladas com 2 col./chá de queijo cottage 0% de gordura)
Almoço Suflê de frango (bata 1 ovo e misture 1/3 de copo/150 ml de leite desnatado, 1 peito de frango cozido e desfiado, salsa, cebolinha, sal e pimenta. Asse em um pirex fundo) + 3 fatias de queijo branco 0% gordura 1 filé (150 g) de carne (picanha sem gordura ou contrafilé) grelhado (tempere com salsinha, pimenta-do-reino e pouco sal) + omelete (1 gema e 2 claras) 2 postas (240 g) de peixe (namorado, badejo) assado com ervas (alecrim, salsinha) + 2 col. (sopa) de lula cozida e temperada com vinagrete (molho de vinagre e sal)
Lanche da tarde 1 fatia média de queijo branco 0% gordura + 2 fatias de presunto magro + 1 xíc. (café) de café preto (use adoçante) 2 col. (sopa) de pasta de queijo cottage 0% gordura + 2 fatias de peito de peru light (ou presunto magro) + 1 xíc. de chá mate batido com leite 1 pote de iogurte natural 0% gordura (ou iogurte light de fruta) + 1 taça de gelatina diet
Jantar 3 espetinhos de peru em cubos grelhados com molho de iogurte (iogurte natural 0% gordura temperado com cebola e alho picados e hortelã) + 6 cubos médios de tofu (ou ricota) temperados e grelhados 1 medalhão de alcatra (150 g) temperado com ervas e grelhado + 2 fatias de queijo branco 0% gordura 3 postas médias de peixe (badejo, namorado) temperadas com açafrão, assadas ou grelhadas + 4 kanis kama
Ceia 2 ovos de codorna cozidos (ou 1 ovo) 1 copo (250 ml) de leite desnatado batido com 1 ½ col. (sopa) de farelo de aveia 1 queijinho fundido (tipo Polenguinho Light)

Nesta fase também estão liberados: Carne branca: aves (com exceção de pato) e coelho. Carne magra: vitela e boi sem gordura, grelhadas, assadas ou cozidas. Peixe (todos): magros, gordurosos, brancos ou não, crus ou cozidos. Frutos do mar: camarão, lula e marisco. Frios: presunto magro, presunto de frango, peito de peru light e blanquet. Laticínios: queijo, ricota, requeijão, coalhada e iogurte 0% gordura e leite desnatado (duas porções por dia, no máximo). Ovo: dois por dia, no máximo.

CARDÁPIO FASE CRUZEIRO:

dukancruzeiro

Opção 1

Opção 2

Opção 3

Café da manhã Ovo mexido (1 gema e 2 claras) com ricota, presunto magro e tomate + 1 copo (250 ml) de suco de cenoura batida com salsão, água e 2 col. (sopa) de farelo de aveia 1 pote de iogurte light de fruta + 1 ovo cozido + 1 xíc. (chá) de café preto sem açúcar (ou chá de erva-cidreira e hortelã) 1 potinho de leite fermentado zero (tipo Actimel) + 2 fatias de peito de peru light e 1 fatia de queijo branco 0% de gordura + 1 xíc. (chá) de leite desnatado com 1 col. (chá) de cacau em pó sem açúcar
Lanche da manhã 5 minicenouras 2 fatias de rosbife 4 tomates-cereja + 2 fatias médias de queijo branco 0% gordura
Almoço 1 prato (raso) de salada de rúcula e tomate (tempere com sal e vinagre) + 3 col. (sopa) de carne moída cozida com vagem e cenoura em cubos 1 prato (raso) de salada de alface e cogumelo (tempere com sal e vinagre) + 2 sardinhas frescas assadas com alecrim + 3 col. (sopa) de espinafre refogado com alho 1 prato (raso) de salada de agrião e abobrinha ralada (tempere com sal e vinagre) + 3 espetinhos de frango, pimentão e cebola grelhados + 3 col. (sopa) de couve-flor e vagem cozidos no vapor
Lanche da tarde 1 queijinho fundido (tipo Polenguinho Light) + 1 pote de iogurte natural 0% de gordura + 3 palitos de salsão 1 copo (300 ml) de suco chá branco gelado batido com couve, cenoura, beterraba e gengibre + 1/2 lata de atum light 3 fatias médias de tofu (ou ricota) grelhadas com salsinha + 4 kanis kama
Jantar 1 prato (raso) de broto de feijão com vinagrete (sem óleo) + 2 fatias de peito de peru assado com hortelã + 3 col. (sopa) de berinjela refogada com cebola 1 prato (raso) de salada de escarola, pepino e talos de erva-doce (tempere com sal e vinagre) + 1 prato de shirataki de konhaku (macarrão japonês) com molho à bolonhesa 1 prato (raso) de salada de chuchu cozido e palmito (tempere com sal e vinagre) + 1 filé de pescada assada com alecrim
Ceia 1 taça de gelatina diet 1 pote iogurte natural 0% de gordura (ou iogurte light de fruta) com 2 col. (sopa) de farelo de aveia 2 fatias de presunto de frango (ou presunto magro)

 Nesta etapa, você pode acrescentar verduras e legumes (exceto batata) no prato, mas em dias alternados. Fica assim: um dia segue o cardápio da fase 2 e no outro o da fase 1, só com proteína magra. Repetindo esse esquema por nove dias, dá para emagrecer de 2 a 2,5 quilos. Mas você pode continuar nesta fase se ainda quiser secar mais alguns quilinhos.

 CARDÁPIO FASE CONSOLIDAÇÃO:

dukan consolidacao

 

Nesta etapa, uma vez por semana (reserve um dia fixo), você deve repetir o cardápio da fase de ataque.

 

Opção 1

Opção 2

Opção 3

Café da manhã 1 copo de leite desnatado com café (adoçante opcional) + 1 fatia de pão integral com 1 colher (sopa) de requeijão cremoso 0% de gordura + 1 maçã 1 copo de mingau (leite desnatado com 2,5 colheres de sopa de farelo de aveia) + 3 enroladinhos de frios de peito de peru com 2 colheres de sopa de ricota 1 copo de leite desnatado com 1 colher (chá) de cacau em pó sem açúcar + 1 pote de iogurte natural 0% de gordura + 3 fatias de presunto magro
Lanche da manhã 1 xícara (café) de café preto (adoçante opcional) 1 colher (sopa) de goji berries 3 ovos de codorna
Almoço 1 prato (raso) de salada de camarão com kani + 2 Tomates recheados com atum e cobertos com parmesão light + 3 colheres (sopa) de abobrinha refogada 1 prato (raso) de salada de endívia e beterraba + 2 fatias médias de lombo de porco assado com limão + 3 colheres (sopa) de couve refogada com alho 1 prato (raso) de de salada de acelga com tomate + 3 pedaços médios de peito de frango com leite de coco light e tofu + 2 colheres (sopa) de couve-flor no vapor
Lanche da tarde 4 palitos de kani 1 fatia de pão integral com 1 colher (sopa) de pasta de cottage 0% de gordura 1 xícara (chá) de chá mate gelado com limão
Jantar 1 prato (raso) de salada de alface, couve de bruxelas e palmito + 1 pedaço médio de lasanha de beringela com tofu + 150g de batata cozida com casca 1 prato (raso) de salada de rúcula com aspargos + 200g de arroz integral à grega
+ 1 filé de frango com mostarda
200g de salada de grão de bico com vinagrete + 1 prato (raso) de shirataki de konhaku com 1 colher de chá de shoyu + 1 filé de merluza assado
Ceia 1 copo de suco de abacaxi com hortelã + 1 xícara de chá de gengibre e canela + 1 unidade de queijinho fundido light 3 fatias de presunto de frango + 1 copo de mingau (leite desnatado com 1 colher de sopa de amido de milho) + 2 ovos de codorna 1 pote de iogurte de frutas 0% de gordura + 2 fatias médias de queijo frescal 0% de gordura
+ 1 unidade de actimel

 

FASE 4: ESTABILIZAÇÃO

A partir daqui nada mais é proibido – você pode ter uma alimentação normal. Porém, uma vez na semana, deve repetir um dia do cardápio da fase 1, só com proteína (isso a vida toda). É o segredo para não voltar a engordar. Outra recomendação é adotar o consumo diário de três colheres de sopa e farelo de trigo e de aveia. São alimentos que garantem uma boa dose de fibras solúveis – indispensáveis para saciar e manter o intestino saudável, o que também é estratégico para que você deixe de brigar com a balança de uma vez por todas.

O exercício físico é indispensável nesta dieta, mas não precisa se matar!Trinta minutos de caminhada diária serão suficiente para potencializar a dieta. Também não pode esquecer de beber 2 litros de água por dia.

Eu ainda não comecei minha dieta Dukan, mas estou curiosa para conversar com pessoas que obtiveram resultados através dela. Se você já fez ou conhece alguém que tenha feito deixe abaixo nos comentários!

Mais detalhes você encontra aqui no próprio site do Dr. Dukan.
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2 comentários para Dieta Dukan – A dieta dos famosos

  • Toshiko Simone  disse::

    Amei do seu post, muito interessante seu ponto de vista. Eu tenho um blog sobre este mesmo assunto, visite ele depois. Abraços!

    • Ana  disse::

      Visitarei sim, obrigada!

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